segunda-feira, 29 de julho de 2013

As 10 lições que o papa Francisco nos ensinou sobre liderança

As 10 lições que o papa Francisco nos ensinou sobre liderança
Começo mencionando uma frase sobre liderança que gosto imensamente: “Liderança é uma profunda interferência na vida de outras pessoas.” - Max Depree (autor de Liderança é uma Arte). Pois foi exatamente o que o papa Francisco fez em sua breve visita ao Rio de Janeiro: interferiu, e muito, na vida de outras pessoas, com gestos e falas de um verdadeiro líder. E, exatamente por isso, conquistou a admiração e o respeito não só de seus “liderados”, da Igreja Católica, como de pessoas das mais diversas religiões ou mesmo dos não religiosos.
Algumas das lições que o papa Francisco nos deixou sobre liderança:
1ª- empatia – mostrou-se preocupado e atento aos sentimentos dos outros o que o aproximou de todos. Demonstrou estar em sintonia com as emoções das pessoas.
 2ª- humildade – em momento algum se portou como superior seja em seus atos, ao dispensar mordomias e esbanjamentos, seja com suas palavras sempre tão simples, privilegiando sempre o ser e não o ter. E a humildade nos leva às próximas duas lições.
3ª- exemplo – mais do que dizer o que um líder deve fazer, papa Francisco mostrou em cada gesto o que um líder deve fazer. O quanto nossos atos falam muito mais alto do que nossas palavras.
4ª- comunicação – seus pronunciamentos foram todos em uma linguagem simples, objetiva e absolutamente voltada para seu público alvo. Nada de jargões ou dialetos rebuscados que distanciam as pessoas. Comunicou-se com um vocabulário simples e se utilizou de metáforas e exemplos comuns aos seus ouvintes. Chegou a incorporar algumas expressões populares brasileiras. Dessa forma sua mensagem foi compreendida sem qualquer dificuldade. Francisco falou a linguagem do povo. E soube escutar!!!
5ª- positivismo – mostrou-se positivo, otimista e inspirador, incentivando que as pessoas acreditem em um mundo melhor e que cada qual seja o protagonista da sua história. “Não tenham medo!”.
6ª- servidor – transmitiu com maestria mais uma vez, não só em gestos como em palavras, o papel que todo líder tem como servidor. Isso tem sido uma das lições mais difíceis de grande parte dos líderes aprenderem. E o papa Francisco deu um show nesse sentido: “Ide sem medo para servir”, disse ele.
7ª- sorrisos e senso de humor aproximam pessoas. Seu sorriso foi uma constante. E sorriso é uma linguagem universal e um gesto que nos aproxima uns dos outros.  Assim também reforça suas mensagens positivas e encorajadoras.
8ª- respeito às diferenças. Suas mensagens e seus gestos sempre se mostraram respeitosos com quem quer que fosse: mulheres, homens, negros, índios, ateus...Mostrou como devemos aceitar e respeitar as pessoas como são.
9ª- cooperação mútua e amor ao próximo – O papa Francisco demonstrou abertamente amar pessoas. Mais ainda: demonstrou gostar de gostar das pessoas. Abraçou e beijou pessoas de forma espontânea. E ainda incentivou a cooperação mútua e o trabalho em equipe como uma força que faz a diferença. Valorizou a equipe e não as vaidades individuais. “Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos.
 10ª- inspiração – como décima lição, quero terminar como comecei: mostrando o quanto todas essas características reunidas fazem com que um líder como o papa Francisco sirva como fonte de inspiração. Como alguém que, por ser admirado, serve de modelo e exemplo levando cada um a procurar dar o seu melhor e a se aprimorar arregaçando as mangas e fazendo com que as coisas aconteçam. “Acho que a maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é uma paixão nacional. Ora bem, o que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor.”

A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam!” - Papa Francisco.
Andréa Cordoniz
Psicóloga, Escritora, Consultora de Recursos Humanos, Instrutora de Treinamentos Empresariais e Palestrante.

Psychologist, Writer, Consultant for Human Resources, Trainer for Business Training and Speaker.

5 comentários:

  1. Muito bom!!!
    Postei em meu blog um artigo muito interessante sobre a Liderança do Papa.
    Assim que possível, der uma lida...

    http://admlogist.blogspot.com.br/2013/07/as-licoes-de-lideranca-do-papa-francisco.html

    ResponderExcluir
  2. Já estive no seu blog e também gostei muito do seu artigo! Realmente o papa Francisco nos inspira como líder!
    Apareça lá na minha fan page também, Talles. E quando tiver algum artigo para compartilhar por lá, fique inteiramente à vontade!
    Abs,
    Andréa
    https://www.facebook.com/AndreaCordonizCrescimentoHumano?ref=hl

    ResponderExcluir
  3. Muito bom Andrea! Legal como vc ressaltou as características desse grande líder para servirem de inspiração para outros líederes.
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Andrea! Legal como vc ressaltou as características desse grande líder para servirem de inspiração para outros líederes.
    Abs

    ResponderExcluir